Controle Interno e avaliação de CI nas áreas de Licitações, Contratos, Convênios/Congêneres

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Controle Interno e avaliação de CI nas áreas de Licitações, Contratos, Convênios/Congêneres.

Data: 18 e 19 de julho/2019

19/08 – das 08 às 18h

20/08 – das 08 às 18h

 

Carga Horária: 16 horas

Modalidade: Presencial

Local: Salvador/BA

Instrutora: Elisabete Lopes Cardoso

 

Objetivo: Capacitar os participantes que atuam no âmbito municipal, visando aprimorar as atuações administrativas desses servidores no desempenho das funções atinentes ao controle interno da administração municipal, levando-os a atuarem com mais segurança e eficácia nas áreas selecionadas para análise e estudo. Possibilita ainda uma avaliação dos controles em áreas prioritárias e de risco na gestão municipal.

 

Público alvo: Controladores e servidores municipais da Câmara e Prefeitura que atuam nas áreas licitações, contratos e convênios/ termos de parcerias e congêneres, Secretário de administração municipal, gestores municipais, organismos que atuam em parceria com o munícipio, fiscais de contratos, estudantes e interessados nessas áreas de atuação.

 

ASPECTOS NORMATIVOS E LEGAIS DA ÁREA EXAMINADA: lei 8 666/93; Lei 13.019/14, alterada pela lei 13204/15; decreto n.º 8.726/2016 que regulamenta a Lei 13.019/14; Decreto n.º6.170/07; Portaria Interministerial n.º 101/17 e Portaria Interministerial n.º 424/16; CARTILHA DE Orientações Licitações e Contratos- Orientações e Jurisprudência TCU/2010; Licitações e Contratos Administrativos Perguntas e Respostas CGU/2011; Resolução TCE 144/2013 Prestação de Contas de Convênios e Congêneres, Consolidada com a Resolução 200/2014, a Resolução  n.º 147/2015 e a Resolução 108/2018.

 

Conteúdo Programático:

Abordagem Conceitual de Controle Interno, Princípios e normas do Controle Interno; Aspectos legal e normativo das áreas de Licitação, Contratos e Convênios/Termos de parceria congêneres, mecanismos de controle.

Fases de Avaliação no âmbito da Controladoria e no âmbito das unidades responsáveis pela execução, conhecimento dos controles existentes, avaliação preliminar e diagnóstica;

Estudo e Avaliação na área de Licitações: como e quando avaliar;

Estudo e Avaliação na área de contratos: como e quando avaliar;

Estudo e avaliação na área de Convênios/ termos de parcerias/congêneres: como e quando avaliar.

Avaliação de riscos

Elaboração de relatórios e pareceres

Instrumentos de controle, correção e monitoramento

 

METODOLOGIA:

Análise preliminar para obtenção de dados e informações pré-existentes (âmbito interno e externo- Conhecimento do Ambiente de controle

Análise do fluxo do processo de compras/serviços

Análise do fluxograma de licitações

Análise do fluxograma do acompanhamento da execução do contrato

Análise do fluxograma do acompanhamento da execução dos Convênios/Congêneres

Avaliação dos Controles dos contratos e Convênios /Termos de Parceria em execução

Atuação do Gestor de Contrato – Como avaliar?

Levantamento do perfil dos servidores que atuam na área

Método e técnica de entrevista para avaliação dos controles

Avaliação preliminar dos controles existentes através de questionários de avalição já existentes nos órgãos de controle interno e externo

Análise dos instrumentos legais existentes nas fontes de verificação.

Ocorrências identificadas pelos controles externos: TCM, TCU e CGU

Avaliação dos riscos identificados nas áreas sob análise

 

No decorrer do curso os alunos terão conhecimento e desenvolverão atividades com os seguintes instrumentos de controle:

  • Modelo de Entrevista semiestruturada- questionários,
  • Questionários de avaliação dos controles nas áreas selecionadas;
  • Modelo de Fluxograma das áreas examinadas licitações, contratos e convênios/ congêneres;
  • Modelos de quadros demonstrativos das áreas de licitações, contratos, convênios/congêneres;
  • Modelo de relatório de fiscalização no acompanhamento da execução dos objetos pactuados
  • Modelo de Parecer do controle interno a ser encaminhado ao órgão de controle
  • Modelo de Relatório gerencial para o gestor municipal;
  • Modelo de Parecer para apresentar ao controle externo: TCM, TCU, CGU, bimestral ou trimestral.
  • Modelo de Plano de Ação

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

** A ABACOM reserva-se o direito de alterar a data para atingir o quórum mínimo.

*** Vagas limitadas! Somente 25 alunos por turma!

 

Formas de pagamento:

Prefeitura e Câmaras – Pagamento através de transferência ou depósito.

 

Pessoa física e jurídica

Transferência, depósito, boleto bancário.

Cartões de crédito: Visa, Master, American Express, Hipercard

Entrada (transferência bancária) + 03x nos cartões.

 

Na taxa de inscrição está incluso:

Material didático (Pasta, bloco de anotações, canetas)

Coffee Break – 02 por dia

Certificado de Participação emitido pela ABACOM para aqueles que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total.

*Certificado entregue somente ao final do curso.

 

Investimento:

1ª inscrição = R$ 1.100,00 – ( Hum mil e cem reais) valor por aluno;

2ª inscrição = R$ 1.050,00 – ( Hum mil e cinquenta reais) valor por aluno;

A partir da 3ª inscrição = R$ 1.000,00 – ( Hum mil  reais) valor por aluno;

Descontos validos para alunos inscritos através do mesmo cnpj.

*** Secretarias de Estado e outras entidades que realizam o pagamento posterior à data do evento não contemplam desconto.

 

FACILITADORA:

Elisabete Lopes Cardoso, Mestra em Políticas Sociais e Cidadania – UCSAL, Especialista em Administração Pública – UFBA, Especialista em Auditoria Financeira – CENID, Especialista em Gestão Pública – UNEB, Especialista em Auditoria Pública – UNEB, Bacharel em Ciências Contábeis- UFBA. Professora convidada para ministrar a disciplina Auditoria Governamental – UFBA, UNEB, UNIRB em cursos de Pós Graduação, professora dos cursos de Auditoria Governamental; Controle Interno; Metodologia de Avaliação de Controle Interno; Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Também atuou como professora convidada da ADM/UFBA para ministrar a disciplina Gestão Pública e Controle Interno, no curso de Gestão Pública no Município de Camaçari, a disciplina Auditoria para servidores do DERBA. Servidora pública estadual aposentada, exerceu o cargo de Auditor Governamental no Tribunal de Contas do Estado da Bahia por 36 anos.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

atendimento@centroabacom.com.br

(71) 99100-0304 Celular e WhatsApp.

R$1,100.00

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